sexta-feira, 17 de abril de 2009

E agora? Como fica o novo Vestibular?

A adoção do ENEM no lugar do vestibular tradicional vem gerando inquietações e incertezas. E agora, o que acontece? Sem desespero!!! Temos que nos preparar de acordo com a universidade em que queremos ingresso.

Bom, vamos por partes:

Até agora, a UFPel foi a única universidade do RS a adotar o ENEM como processo seletivo. Quer dizer que, após o vestibular de inverno 2009 (que será mantido, com as mesmas características dos vestibulares anteriores), não haverá mais vestibular, apenas o ENEM (que ocorre em outubro).

A pontuação do ENEM definirá o acesso à UFPel em 2010, em um sistema que incluírá várias outras universidades. O candidato fará prova na sua cidade e poderá escolher cinco universidades em qualquer lugar do país para tentar ingresso (1ª opção com peso maior, diminuindo progressivamente a pontuação do candidato para as outras quatro opções).

Na prática, isso quer dizer que cursos muito visados, como Medicina e Direito, por exemplo, serão ainda mais concorridos nas universidades do interior.

Outra conseqüência negativa é que essa mudança, feita às pressas, sem o devido debate com a comunidade interessada, desestrutura todo o planejamento de estudantes, professores, cursos e escolas. Todos os programas de estudo devem ser revistos a poucos meses das provas, sobre as quais pouco se sabe até agora (serão nos moldes dos ENEMs anteriores, mas cobrando um pouco mais de conhecimentos específicos).

Por isso, universidades com administração mais séria (como é o caso da UFRGS) não aceitarão essa mudança de regras de última hora. Somente no próximo ano irão elaborar uma nova forma de seleção adotando a prova do MEC ou incluindo-a como parte de seus vestibulares como uma primeira fase.

Como está a situação nas universidades do RS:

UFRGS: Não aderiu ao ENEM. Estuda processo misto para o ano que vem.
UFSM: Pretende manter o vestibular deste ano e talvez incluir o ENEM como 1ªfase.
FURG: Reitor já indicou $impatia pela idéia. O Conselho deve decidir até o final do mês.

UFPel: Já não tinha um vestibular muito organizado. Bastou o MEC $inalizar com uma propo$ta e o reitor já empurrou a mudança pelo COCEPE (Conselho Universitário). Detalhe: disse que se não der certo, poderá voltar ao modelo anterior de vestibular. Quer dizer, é uma aventura. Se colar, colou. Ah! detalhe: é a quinta mudança que a UFPel faz em seus processos seletivos em 10 anos!

Exija respeito da universidade em que você pretende ingressar!

................................................................................................
Meus alunos tem me perguntado muito sobre a Literatura. Como fica a matéria para essa nova modalidade de prova?

FIQUE LIGADO! NOS PRÓXIMOS DIAS VOCÊ VERÁ AQUI COMO FICA A LITERATURA NO NOVO ENEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário