terça-feira, 7 de abril de 2009

Mudanças no Vestibular: MEC apresenta nova proposta.



Novo modelo de ingresso em universidades públicas é apresentado
Candidatos poderão escolher até cinco cursos diferentes em instituições




A forma do brasileiro ingressar nas universidades federais vai mudar. Ao apresentar ontem aos reitortes a proposta de um novo vestibular, feito com base nas provas do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que os candidatos poderão escolher até cinco cursos diferentes em instituições de sua preferência e concorrer com os demais candidatos do país.

O sistema de inscrição funcionaria da seguinte forma: primeiro os candidatos se inscreverão no novo Enem, farão as provas e receberão as notas. Num segundo momento, informarão ao ministério, por ordem de escolha, os cinco cursos que pretendem frequentar. Pode ser um mesmo curso em cinco instituições diferentes, ou cinco cursos numa mesma instituição.

Ao inscrever-se, o candidato saberá pela internet a nota dos demais interessados, verificando se tem chance de obter a vaga. Se constatar que o número de candidatos com notas mais altas supera o número de vagas, poderá optar por novo curso. O sistema ficará aberto por alguns dias.

Encerrada a matrícula referente à primeira opção de todos os inscritos, terá início a matrícula para a segunda opção.

Na reunião de ontem com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Superiores (Andifes), Haddad explicou que a nota mínima para entrar em um curso – a chamada nota de corte – será determinada pela concorrência entre os alunos. Dessa forma, se mais candidatos com notas altas concorrerem a um determinado curso, a nota de corte será mais alta. O aluno, contudo, poderá mudar suas opções até o penúltimo dia do anúncio do resultado pela instituição.

– Não tem número definido ainda, mas a hipótese mais provável é que o aluno possa se inscrever em até cinco cursos de instituições distintas – disse o ministro.

Entres outros pontos que ficaram acertado, as instituições que aderirem à proposta do MEC de substituir o vestibular pelo novo Enem receberão mais recursos para a assistência estudantil.

O Ministério decidiu dobrar a verba repassada às universidades dos atuais R$ 200 milhões para R$ 400 milhões. A maior parte irá para aquelas que fizerem parte do novo vestibular.


Como é a proposta


A NOVA PROVA
> As questões seriam divididas em quatro grupos: linguagens (língua portuguesa e inglesa), matemática, ciências humanas (com ênfase em história e geografia, podendo conter perguntas de filosofia e sociologia) e ciências da naturais (com ênfase em química, física e biologia)
> Seriam 200 questões (50 itens cada prova) e uma redação. O exame será realizado em um sábado e um domingo, e não apenas em um dia, como é hoje

O QUE MUDA NA SELEÇÃO
> O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permitirá que os candidatos se inscrevam em até cinco cursos oferecidos pelas instituições que aderirem ao sistema, em qualquer região do país. Diferentemente do que ocorre hoje no vestibular, o candidato só escolherá o curso em que pretende se matricular após a divulgação dos resultados do novo Enem
> O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse aos reitores que o governo quer aplicar o novo Enem já este ano, mas aguarda uma resposta das universidades. Se pelo menos 10 instituições aderirem, o teste já será realizado no segundo semestre, em outubro

*Texto extraído do portal ClicRbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário