sexta-feira, 24 de abril de 2009

Situação Atual da UFPel: Exigimos Respeito!

EXIGIMOS RESPEITO! A Universidade goza de um orçamento superior ao do município de Pelotas e não pode ser tratada como propriedade particular de nenhum administrador. Tudo o que se faz a respeito da UFPel deve ser discutido com a comunidade. É temerária a forma como a universidade vem sendo conduzida e o descrédito que vem recaindo sobre essa instituição vital para o desenvolvimento da nossa região.

Hoje, a UFPel está beirando o caos: as aulas do ano letivo 2009 iniciaram em 13 de ABRIL!!! Motivo? A UFPel não realizava concurso público para a contratação de pessoal, terceirizando a mão de obra contratada junto a uma suspeita "Fundação". O Ministério Público entendeu que a universidade estava burlando a lei para contratar quem quisesse sem a necessidade de concurso e exigiu a demissão do pessoal. Resultado: Universidade sem porteiros, faxineiros, bibliotecários, sem quaisquer condições de funcionamento.

Além disso, no mesmo jogo de interesses em que o MEC cooptou a Reitoria para o 'novo vestibular', oferecendo benefício$$ em troca da adesão irrestita da universidade ao ENEM, há a política de "enturmação" proposta pelo ministério: triplicar o número de vagas, reduzir o número de professores e mudar currículos para juntar turmas e aglomerá-las em galpões. É assim que o governo melhora as suas estatísticas e promete universidade para todos.

Mas que universidade é essa? De que adianta univesalizar o acesso ao ensino superior se ele é uma farsa??? Turmas sem professores, cursos sem prédios (reformas e compras mirabolantes, mas estamos sem salas de aula).

Que Universidade é essa?

*Cursos, escolas e grupos de estudantes estão organizando atos de protesto contra essa situação. Informe-se, mobilize-se e lute por uma universidade democrática e de qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário