sexta-feira, 24 de abril de 2009

UFCSPA acena com a adesão ao Enem


Instituição deve aprovar hoje a prova nacional como forma única de seleção de novos alunos

Lúcia Pires | lucia.pires@zerohora.com.br

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá se transformar na única forma de ingresso na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A votação da proposta ocorre hoje, às 10h, no conselho superior da instituição. Se for aprovada, a universidade será a terceira federal do Estado a aderir ao sistema unificado de ingresso no Ensino Superior no Estado.

Ao defender a proposta de adesão ao Enem, a reitora da UFCSPA, Míriam da Costa Oliveira, apresentará um conjunto de argumentos aos conselheiros. O primeiro deles é a expectativa de submeter os futuros alunos a uma prova bem elaborada, executada e aplicada por órgão competente. Ela considera ainda que a prova preservará o mérito do estudante e será valorizada pelo caráter nacional da concorrência.

Entre os pontos positivos do sistema unificado proposto pelo MEC, Míriam inclui ainda a economia de tempo e dinheiro que a universidade terá na execução do processo. Desde 2006, quando a UFCSPA passou a realizar vestibular próprio – depois de 32 anos selecionando alunos por meio do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – precisou contratar quatro empresas especializadas (uma licitação por ano) e anulou 21 questões, 12 deles só no segundo vestibular.

– Essa questão não é a mais importante, mas, para nós, as licitações são obrigatórias e nos consomem emocionalmente, pois precisamos ter um concurso de qualidade – diz.

Diante de cerca de 60 membros dos conselhos Universitário (Consun) e de Pesquisa e Extensão (Consepe), a reitora, eleita em maio de 2008 com 90% dos votos, está preparada para discutir também preocupações que considera “inerentes à qualquer mudança”. Para Míriam, um das inquietações é o possível aumento de alunos pobres de outros Estados, o que poderá ampliar os desafios da instituição. Segundo ela, no ano passado a universidade não recebeu recursos para a assistência estudantil, embora tenha até ampliado os programas.

Comissão de vestibulandos se queixa de possível mudança

Antes de entrar para a reunião que decidirá o futuro de um dos vestibulares mais disputados do país, a reitora prometeu receber uma comissão de vestibulandos, que entregará um abaixo-assinado, com cerca de 600 assinaturas, pedindo que seja mantido o vestibular tradicional.

– Estamos no meio do ano letivo e isso vai nos prejudicar. Eu estudo espanhol e as universidades estão aceitando a prova sem saber qual será o programa de conteúdos. As nossas faculdades são muito disputadas e é preciso ter mais cautela – diz Karin Flenner Vera, 18 anos, vestibulanda de Medicina.

A UFCSPA oferece 368 vagas por ano: 88 para Medicina e 40 para cada um dos outros sete cursos na área da saúde. A graduação em Medicina da instituição obteve o melhor desempenho no país na avaliação do MEC em 2008.

*Texto extraído do portal ClicRbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário