sexta-feira, 17 de abril de 2009

UFPel é a primeira a aderir ao Enem no RS


Mudança ainda é vista com desconfiança por quem estuda para ingressar na universidade de Pelotas em 2010

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é a primeira instituição de Ensino Superior gaúcha a anunciar que aceitou a proposta do Ministério da Educação (MEC) de substituir o vestibular pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A adesão foi confirmada ontem pelo reitor Antônio Cesar Gonçalves Borges.

– É uma maneira de facilitar o acesso das camadas socialmente discriminadas. E isso vai fazer com que as escolas de Ensino Médio padronizem seus currículos – avalia Borges.

O ofício com a adesão da UFPel foi encaminhado ao MEC. No Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe) da universidade, o projeto foi aprovado sem restrições ou notificações. O novo processo seletivo será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, valendo para o ingresso em 2010. O vestibular de inverno será mantido.

No curso pré-vestibular Michigam, em Pelotas, a notícia é vista com desconfiança. Para o professor de matemática Hélio José Furtado, é uma reforma radical e nem as instituições nem os alunos estariam preparados para a nova fase:

–Vamos ter que readaptar os programas desenvolvidos. O planejamento era terminar as aulas em dezembro, mas teremos que concluir o curso em setembro para ter, ao menos, duas semanas para revisão.

Amanda Moraes, 17 anos, está se preparando para o primeiro vestibular. Além de cursar, pela manhã, no 3º ano do Ensino Médio, faz pré-vestibular à noite. Com a mudança na forma de ingresso na universidade, ela acha que as dificuldades para entrar no curso de Enfermagem aumentaram.

– Ainda falta muita matéria a ser dada. Ou seja, não vamos conseguir estudar tudo. Vai ser complicado. As aulas vão acelerar bastante, e os alunos não estão preparados para esta mudança – reclama Amanda.

Texto extraído do portal ClicRbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário