quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vestibular: Andifes apoia novo Enem, mas não fecha questão sobre sistema unificado

O Globo

BRASÍLIA - A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nota nesta quarta-feira declarando apoio a proposta apresentada pelo Ministério de Educação, que consiste em quatro opções para utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): optar pela seleção unificada; usar o exame como a primeira fase do processo seletivo; combinar o resultado da prova com outro processo seletivo e estabelecer uma média definitiva; e usar o Enem apenas como o critério de preenchimento das vagas ociosas, que sobram dos vestibulares. (Veja também: Andifes apoia novo Enem, mas não fecha questão sobre sistema unificado)

A Andifes anuncia intenção de participar do novo processo seletivo, "respeitando a autonomia, diversidade e especificidades regionais". Ou seja, não fecha questão sobre o sistema unificado para o vestibular.

Leia a nota na íntegra:

"Posição da Andifes frente ao novo Enem

O Conselho Pleno da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior), reunido nesta data em sua sede em Brasília, considerando que:

. A Universidade constitui horizonte de todo o sistema de ensino, possuindo enorme potencial de transformação estrutural para os demais níveis de educação.

. O atual modelo de seleção para acesso às universidades federais, apesar do contínuo esforço de aperfeiçoamento pelas instituições, ainda apresenta limites e insuficiências que constituem obstáculos para maior inclusão de amplos segmentos da sociedade.

. O Sistema Federal, nos últimos anos, tem experimentado grande expansão e alcançou maturidade, recuperando protagonismo, revalorizando sua presença no cenário educacional e renovando suas estruturas e práticas acadêmicas.

. A proposta apresentada pelo MEC para renovação das formas de acesso, com o Novo ENEM, foi enriquecida com as numerosas contribuições das instituições federais de ensino superior.

Manifesta-se no sentido de:
I- Apoiar a iniciativa do MEC no esforço de superação do atual modelo seletivo de acesso à educação superior.

II- Anunciar sua intenção de participar do novo modelo de processo seletivo, respeitando a autonomia, diversidade e especificidades regionais, adotando alguma das opções apresentadas pelo MEC a partir das respectivas realidades institucionais.

III-Reafirmar sua posição de que a contribuição crítica, com a participação das comunidades universitárias e da sociedade de cada região, é fator importante para avanço e aperfeiçoamento do processo.

A presente manifestação confirma as conquistas já alcançadas em termos de expansão, reestruturação e interiorização da educação superior no Brasil.

Brasília, 28 de abril de 2009."

Texto do site do jornal O Globo

Um comentário:

  1. Gostaria de seber como serão as questões de literatura no enem, e qual a referência de obras ou as questões vão abordar somente a periodização?

    ResponderExcluir