terça-feira, 14 de abril de 2009

Vestibular da UFRGS só muda em 2011



Reitor diz que não há tempo para uma mudança mais profunda no próximo concurso

O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) deve incluir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério parcial de seleção apenas em 2011. A intenção do Ministério da Educação era de que o uso da nota do Enem já substituísse o concurso vestibular no próximo ano.

Oreitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, diz que não há tempo para uma mudança mais profunda no processo seletivo de 2010.

– A universidade nunca mudou suas regras de ingresso com menos de um ano de antecedência – afirmou o reitor.

Outro motivo citado para adiar a inclusão do Enem nos moldes do ministério é a necessidade de atestar a eficiência do novo exame. O modelo de seleção de estudantes utilizado hoje pela universidade é considerado qualificado, e a primeira aplicação do novo Enem, com 200 questões, só ocorrerá em outubro. Além disso, será realizado apenas uma vez neste ano, embora o governo pretenda ampliar este número futuramente.

Em 2011, o exame deve substituir a primeira fase do processo, no lugar das questões objetivas da universidade. É possível, conforme Netto, que a prova seja utilizada como um critério classificatório para selecionar os estudantes que farão a segunda fase – elaborada pela UFRGS e com questões dissertativas específicas para cada área de conhecimento.

Nestas provas, reforça Alexandre Netto, os estudantes que desejam cursar Medicina ou Direito terão cobranças diferentes, uma oportunidade para mostrar suas aptidões. Além disso, a fase elaborada pela UFRGS irá valorizar as diferenças regionais. Assim, mesmo que a prova do Enem não trate de questões específicas do Rio Grande do Sul, na parte dissertativa o aluno pode ser cobrado de tais conhecimentos.

Texto extraído do Portal ClicRbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário